sábado, 22 de agosto de 2009

RENÉ DESCARTES (1596-1650)

Filósofo, cientista e matemático francês, René Descartes é conhecido como "o pai da filosofia moderna". Descartes tentou direcionar o estudo da filosofia para uma nova direção, recusando-se a aceitar os pensamentos que predominavam na época. Suas contribuições revolucionaram o estudo da filosofia.
A filosofia de sua época era dominada pelo método escolástico, que era inteiramente baseada em comparar e contrastar visões de autoridades reconhecidas e da Igreja. Rejeitando este método, Descartes estava determinado a não acreditar em nada que não tivesse fundamentos para provar que era realmente verdade. Ele acreditava que para chegar à verdade era necessário começar do zero, até mesmo sobre sua própria existência. Descartes acreditava que uma pessoa não deveria buscar respostas baseadas na fé, e sim na suspeita.
Seguindo sua linha de pensamento, seus estudos tiveram início colocando em dúvida sua própria existência. Descartes chegou à conclusão que uma consciência clara de seu pensamento provava sua própria existência. Isso foi considerado um fato verdadeiro a partir do qual ele passou a provar a existência de outras coisas. Sua conclusão foi expressada através das clássicas palavras Cogito, ergo sum: “Penso, logo existo”.

Na ciência, Descartes também apresentou uma abordagem diferente da tradicional. A ciência tradicional chegava à conclusão através de experiências. Descartes, por sua vez, rejeitava essa visão e acreditava que a verdade era alcançada através do racionalismo e da lógica. No campo da fisiologia, Descartes defendeu a idéia de fluído do sangue de espíritos animais. Segundo ele, os espíritos animais entravam em contato com substâncias racionais no cérebro e circulavam ao longo dos canais dos nervos com o intuito de animar os músculos e outras partes do corpo.
Descartes teve grande influência no desenvolvimento da filosofia, repercutindo nos estudos da matemática, ciências e também nos campos da justiça e da teologia. Acima de tudo, seu trabalho filosófico teve um grande impacto sobre o pensamento europeu. Descartes influenciou muitos dos filósofos que vieram posteriormente. Ao longo dos séculos XVII e XVIII, suas idéias filosóficas estiveram sempre presentes. Grandes filósofos como Locke, Hume e Kant utilizaram suas teorias e princípios. Por estas razões, ele é freqüentemente chamado de o pai da filosofia moderna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário